Concreto Armado


O sistema construtivo em concreto armado convencional abrange uma ampla gama de estruturas dos mais diferentes tipos e utilizações. São estruturas aporticadas (com laje, viga e pilar) que aparecem basicamente com estruturas vigadas ou estruturas em laje plana, sendo que esta pode ser maciça com capitéis ou nervurada (com capitéis maciços de mesma espessura). Inclui também as estruturas de escadas, caixas d’água, piscinas, muros de arrimo e fundações (sapatas, blocos e baldrames).

São estruturas tradicionalmente calculadas e projetadas em sistemas informatizados, onde a experiência do engenheiro ao analisar os resultados é fundamental para obter-se uma boa estrutura. Alguns aspectos devem ser verificados cuidadosamente: análise das tensões, análise das deformações (com especificação do módulo de elasticidade do concreto), verificação da instabilidade local e global, comportamento global da estrutura perante todos os esforços isolados ou combinados (não esquecer, por exemplo, os empuxos desiquilibrados). Temos hoje uma evolução muito grande do material concreto com a utilização de resistências altas (até 50 Mpa) e muito altas (até 90 Mpa , na prática)

Podemos utilizar este sistema construtivo desde casas isoladas até altos edifícios. Nas casas temos estruturas de baixas cargas, mas bastante complexas, com muitas transições para viabilizar arquiteturas diferenciadas. Nos edifícios temos que analisar todas as tensões e deformações nos pavimentos e no conjunto total. Podemos ter estruturas de maiores vãos, com poucas paredes e grande variação de lay-out (edifícios comerciais, residências de alto padrão, garagens).

Para conseguir um resultado ainda melhor para a obra, deve-se fazer uma estrutura otimizando os materiais e mão de obra, com a maior racionalização possível, como por exemplo, analisando a influência do comportamento conjunto da estrutura com a alvenaria e com o revestimento.

A Wendler Projetos trabalha com estruturas de concreto armado desde a sua fundação. O eng Arnoldo Wendler tem especialização em engenharia de estruturas, tendo dado aulas de resistência dos materiais e concreto armado na Escola Politécnica da USP.