Noticias

24/03/2014 - Wendler Projetos participando: Alvenaria Estrutural, Paredes de Concreto, Projetos em BIM

A Wendler Projetos está participando ativamente de diversos eventos, levando informação e conhecimento ao mercado:

14/03/2014: I Simpósio de Alvenaria Estrutural de Minas Gerais – O futuro da Alvenaria Estrutural

            Tivemos 3 importantes palestras na parte da manhã com a perspectiva do arquiteto (Arqº Nivaldo Calegari), do projetista de estruturas (Engº Arnoldo Wendler) e do executor (Engº Vicente de Souza da FAOliva). À tarde foram discutidos temas como produtividade, Norma de Desempenho e controle de qualidade. Houve também uma palestra sobre treinamento de mão de obra e uma rodada de negócios mediada pelo Sebrae.

            Nos debates, o principal assunto discutido foi sobre a validade do ensaio de prisma, pois o mesmo depende da aderência da argamassa nos blocos e essa propriedade é muita afetada no transporte, produzindo uma quantidade muito grande de falsas não conformidades.

17/03/2014: Grupo de estudos de paredes de concreto da Comunidade da Construção de Belo Horizonte

            O Engº Arnoldo Wendler apresentou uma prévia do assunto a ser discutido no IV Evento Wendler Projetos, em 29/03/14, sobre um comparativo de custos entre os sistemas de concreto armado, alvenaria estrutural e paredes de concreto. Ficou claro que existem diferentes situações onde cada sistema é o mais econômico. No caso de paredes de concreto foi estudado e amplamente debatido como considerar o custo da forma em um empreendimento onde não usamos todo o seu potencial de 1000 utilizações.

18/03/2014: Debate na Intercement sobre paredes de concreto

            Em debate mediado por Hermano Henning, com a participação de construtoras, concreteira , projetistas (Engº Arnoldo Wendler) e consultores do sistema foram abordados temas como tendências de mercado, normatização, tecnologia e meio ambiente. A principal discussão aconteceu sobre o uso do concreto auto adensável ou de um concreto alternativo super fluido.

19/03/2014: O estágio da utilização do BIM na região de Jundiaí

            O Engº André Wendler apresentou uma palestra sobre a utilização do BIM para a execução do projeto executivo de estruturas nos seus 3 sistemas principais: concreto armado, alvenaria estrutural e paredes de concreto. O foco principal foi sobre o sistema Revit produzido internamente em nosso escritório para o projeto de paredes de concreto.

19/03/2014: Reunião gerencial para inicio do 5º ciclo de estudos sobre paredes de concreto da ABCP, ABESC e IBTS

            Com a participação de mais de 50 pessoas foi realizada a primeira reunião deste ciclo, com a escolha dos temas a serem estudados e divisão dos participantes nos grupos de trabalho. O Engº Arnoldo Wendler será o coordenador do grupo encarregado de produzir uma norma comentada, norma de desempenho comentada e capacitação do mercado (cursos preparados no 4º ciclo: curso básico, curso para projetistas de estruturas, curso para arquitetos sobre os subsistemas, curso para executores e palestra para empreendedores)